Flores 60 anos: 2010 a 2013, quatro anos repletos de conquistas e novidades

Uma importante conquista marcou o ano de 2010. Com o case “Construção de experiências positivas em transporte coletivo urbano de passageiros”, a Flores recebeu Menção Honrosa na categoria Relacionamento com o Cliente, do Prêmio Mobilidade Urbana (PMU), que foi entregue dia 12 de novembro, durante a solenidade de encerramento do 14º Etransport (Congresso sobre Transporte de Passageiros), realizado na Marina da Glória, pela Fetranspor.

Nos quesitos frota e infraestrutura também houve avanços na Flores, em 2010. Foram adquiridos 35 novos ônibus, sendo 27 para aumento das linhas e oito para a reserva da frota. E, na garagem, foi ampliado o galpão de apoio, com a construção de mais duas linhas de recepção de veículos, totalizando seis linhas. Além disso, a capacidade de tancagem de diesel passou de 400 mil para 460 mil litros.

Saúde, site e prêmio

O ano de 2011 começou com investimento no bem-estar e saúde dos colaboradores, ao ser lançado, em março, o programa Viva + com Saúde, de medicina preventiva, em parceria com a Unimed. O objetivo do programa é atender e orientar os colaboradores que apresentam sintomas de doenças como o Diabetes Mellitus e a Hipertensão.

Em agosto, a Flores colocou no ar seu novo site, com visual mais leve, navegação fácil e simples. Outra melhoria se deu nas cabines dos terminais da Pavuna e Novo Rio, que passaram a contar com mais conforto para os controladores e ganharam suspensão para evitar alagamento em dias de chuvas fortes. E em setembro, foi implantado o programa de coleta seletiva JAL, de acordo com a Resolução Conama 275.

No final de 2011, a empresa recebeu o prêmio da Revista Maiores e Melhores do Transporte, na categoria Metropolitano de Passageiros. Trata-se de ranking publicado pelas revistas Transporte Moderno e Technibus, das melhores e maiores em todos os modais de transporte. A eleição tem como base a análise do balanço financeiro do ano anterior à premiação das candidatas. Entre 2011 e 2015, a Flores figurou em todas as premiações.

Reabilitação e SOL

Quatro importantes iniciativas tiveram início em 2012. Em abril, foi implantado o Programa de Reabilitação Profissional, que proporciona aos segurados da Previdência Social, com deficiência ou limitação funcional, meios necessários para seu retorno ao mercado de trabalho, e cujo objetivo é reinserir o trabalhador acidentado ou portador de doença no mercado de trabalho, readaptando-o para exercer uma função compatível com seu estado de saúde.

Depois, em agosto, foi adotado o programa SOL (Seleção, Ordenação e Limpeza), nas cabines dos pontos. O SOL visa à melhoria do trabalho e da qualidade de vida dos colaboradores. A implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos foi mais uma conquista da Flores em 2012. E, finalmente, o lançamento da Política do Sistema de Gestão Integrada, com a alteração do texto, que foi revisado para se adequar às normas ISO 14001, OHSAS 18001 e ISO 9001 e que resultou, em agosto do ano seguinte, na conquista da certificação do SGI.

Certificação do SGI

Além da certificação, fato que pode ser considerado o mais importante de 2013 para o Grupo JAL, outros acontecimentos também marcaram a história da empresa naquele ano. Um deles se deu no processo de Operação, que passou a contar com duas gerências – de Planejamento e Controle de Operação (GEPCO) e de Operação (GEOPE), aprimorando a gestão da área.

Outro foi a inauguração, em julho, da Academia JAL, destinada aos colaboradores que desejam melhorar seu condicionamento físico, cuidar da saúde, eliminar as tensões e o estresse ou mesmo usufruir de uma nova opção de lazer, através de atividades de ginástica e musculação.

Redes sociais

Em outubro, foi inaugurado o novo Centro Médico, iniciada a prática de simulados de emergência, revisado o Programa 5S, com a implantação de novos padrões, realizada auditoria interna do SGI e revisados os times de melhoria, com a inclusão de novos participantes.

Além disso, foi implantado o PLR (Programa de Participação nos Resultados da Organização), formadas três turmas de auditores internos do Programa 5S, realizado treinamento sobre sistema de coleta seletiva e descartes corretos e lançados os perfis da Flores e da Real Rio no Facebook e Twitter.

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