Flores 60 anos: Período de 2007 a 2009 foi marcado por conquistas e melhorias

O ano de 2007, quando a Flores completou 50 anos de atividade, foi marcado por diversas atividades que celebraram a data, como um almoço especial que reuniu 1.700 colaboradores, e pela publicação de uma revista especial contando a trajetória da empresa, com depoimentos de antigos e novos colaboradores e muitas fotos que mostravam a evolução da frota, da garagem e dos projetos desenvolvidos pela Flores. Além disso, todos os colaboradores receberam kits com camisa, caneta e chaveiro dos 50 anos e, claro, a revista comemorativa.

E uma grande conquista coroou o ano do cinquentenário da organização: a empresa participou da lista, organizada pela GPTW (Great Place to Work Institute), das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. O feito se repetiu em 2008, com a Flores ficando entre as 25 primeiras. Em novembro de 2008, em virtude dessa conquista, a empresa recebeu da Fetranspor, durante o Etransport, o prêmio Destaque 2008, na categoria Inovação e Gestão. Esse prêmio foi uma prévia do atual Prêmio Mobilidade Urbana.

Treinamento, monitoramento e meio ambiente

Na área de treinamento e desenvolvimento profissional dos colaboradores, a Flores iniciou também em 2007 o curso da Resolução 168 para seus motoristas. O curso, obrigatório por legislação do Detran/RJ para condutores que atuam em atividades de transporte, é oferecido gratuitamente aos motoristas da empresa. Já na frota, a Flores investiu na aquisição de novos veículos menos poluentes.

Em abril de 2008, foi iniciado o monitoramento dos ônibus por câmeras, com o objetivo de proporcionar maior segurança aos clientes e colaboradores. Na parte estrutural da organização, foi concluída a reforma do prédio da Administração, que ganhou um ambiente de trabalho totalmente novo, mais confortável, organizado e funcional, com móveis e equipamentos novos, atendendo às necessidades ergonômicas dos profissionais, e com base em projeto arquitetônico que permite melhor interação entre os setores. A padronização e identificação das áreas foram outro diferencial do prédio, bem como a acessibilidade, com a construção de rampas para facilitar a circulação de deficientes e pessoas idosas.

Já em dezembro, a Flores inaugurou sua estação de resíduos, totalmente planejada para evitar a poluição ambiental e o descarte inadequado de substâncias tóxicas. A nova estação passou a concentrar todo o resíduo gerado no trabalho de manutenção das empresas do Grupo JAL, como lâmpada fluorescente sem utilidade, estopa com óleo, filtro de óleo, papel com tinta, restos de tinta, entre outras coisas.

Informação, GPS e Selo Verde

O ano de 2009 começou cheio de novidades na Flores, com a instalação, em janeiro, na sala de expedição da frota, do terminal de consulta de média de consumo de óleo diesel. Semelhante àqueles encontrados em agências bancárias, o terminal permite aos profissionais da operação acompanhar a média de diesel de seus ônibus. Já em setembro, foi a vez da instalação de GPS (Sistema de Posicionamento Global), em toda a frota, permitindo o monitoramento e rastreamento, em tempo real, dos veículos, bem como auxílio ao motorista, e facilitando a operação.

Em março, outra importante conquista para a empresa: a certificação de toda a frota com o Selo Verde, que faz parte do Programa Procon Fumaça Preta, do INEA (Instituto Nacional do Ambiente). O selo identifica visualmente os veículos dentro dos padrões ambientais de emissão de poluentes definidos pela Legislação. Para receber o certificado, os ônibus são vistoriados e monitorados. Também em março foi criada a então CRC (Central de Relacionamento com o Cliente), atual Fale Ônibus, pela Fetranspor, e a Flores aderiu ao serviço, adesivando seus ônibus com o novo número de atendimento 0800, para reclamações, sugestões, elogios e pedidos de informações pelos clientes de ônibus de todo o Estado do Rio de Janeiro.

Na próxima edição, contaremos mais um pouco da história recente da Flores, entre os anos 2010 e 2013.

3 comentários em “Flores 60 anos: Período de 2007 a 2009 foi marcado por conquistas e melhorias”

  1. Entramos na fase em que grandes mudanças ocorreram longe dos olhos dos usuários; mas que são de extrema importância, pois visam exclusivamente os colaboradores – oferecendo conforto, qualidade e disponibilizando o melhor material para desenvolverem suas funções.

    O que esses 60 anos nos reserva ?
    Ansioso pelo que virá….

Deixe uma resposta