Fim de um ciclo: Telecurso encerra atividades no Grupo JAL

O Telecurso 2000, programa de educação de adultos criado pela Fundação Roberto Marinho, em parceria com o Ministério da Educação e que o Grupo JAL oferecia a seus colaboradores desde 1999, foi encerrado. O programa de ensino à distância foi criado para facilitar a capacitação constante de pessoas com tempo escasso para os estudos e que não conseguem participar regularmente de aulas presenciais ou precisam conciliar família, estudos e trabalho.

As aulas eram realizadas nas instalações da Flores, que disponibilizava professores duas vezes por semana, durante duas horas a cada encontro, para ministrar as matérias e esclarecer dúvidas. Por meio de uma parceria entre o Sest Senat e a Secretaria Estadual de Educação, os alunos podiam fazer as provas oficiais e receber seus diplomas. O Grupo JAL oferecia todo o suporte para que os colaboradores pudessem concluir o Ensino Fundamental. E o TransÔnibus (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Nova Iguaçu) dava continuidade, com o Ensino Médio, do qual a Flores também participava.

O rompimento do contrato entre a Secretaria de Educação e o Sest Senat resultou no encerramento do programa no Grupo JAL, no TransÔnibus e nas demais empresas de transportes que também o disponibilizavam para seus rodoviários. “Em nossa Empresa, o Telecurso tornou-se um programa de sucesso, atingindo sua maior idade: seus 18 anos.  É um projeto transformador que vai muito além de concluir seus estudos, ele transforma pessoas, resgata autoestima, estimula sonhos, melhora qualidade de vida; qualifica pessoas não porque precisa de certificado, mas, porque conscientiza que precisam dar e fazer o melhor sempre, por si e pelo outro.  Infelizmente, estamos nos despedindo na esperança de que cada um como ‘semente’ desse projeto educacional possa ‘florir’ em outras pessoas, levando o que aprendemos de bom”, afirmou a professora do Grupo JAL, Marcia Aurora. “Agradeço a oportunidade que tive de estar aqui ao lado de tantas pessoas maravilhosas e dos alunos que muito além de alunos tornaram-se grandes amigos”, finalizou.

Entre 2000 e 2016, 272 alunos concluíram o Ensino Fundamental e, entre 2004 e 2016, 27 receberam o diploma do Ensino Médio.

7 comentários em “Fim de um ciclo: Telecurso encerra atividades no Grupo JAL”

  1. Após 20 anos longe da sala de aula fui convidado pela empresa, logo começo do curso aceitei, estudei, fiz o ensino fundamental em seguida conclui ensino médio . tenho muito respeito pela Empresa que deu essa grande oportunidade. Abmael ex funcionário

  2. Quero agradecer também ao professor do tele curso Marco Aurélio que com muita dedicação nos orientou para que pudéssemos estar preparados para fazer as provas . Obrigado !

Deixe uma resposta